Friday, March 27, 2009

Livros oferecidos pela Associação de Pais



Uma aventura no farol


Esta aventura passa-se no farol da Barra com três grandes amigos: uma gaivota, um caranguejo e uma sardinha.

O farol da Barra tem sessenta e dois metros de altura, sessenta e seis metros de altitude, duzentos e setenta e um degraus de pedra em forma de caracol, e é o mais alto de Portugal. Foi electrificado em mil novecentos e trinta e seis, mas foi construído de mil oitocentos e oitenta e cinco a mil oitocentos e noventa e três, no século XIX .

Era uma vez uma guardiã do farol da Barra. Essa guardiã era uma gaivota que se chamava Skherlls.

Um dia, a guardiã Skherlls avistou um animal marinho em perigo, aproximou-se dele e puxou-o com o bico para a margem da ria de Aveiro, pois ele estava a afogar-se.

- Coitado do animal, podia ter morrido, se eu não o tivesse salvo! – disse Skherlls orgulhoso.

Quando o animal acordou, ainda estava meio inconsciente, mas pouco a pouco foi voltando ao normal.

Depois, quando já tinha voltado ao normal, disse:

- Hombre, donde estói yo?

Skherlls intrigado com a língua que o animal falava perguntou-lhe:

- Que língua falas tu?

- Yo hablo español!

- Hum…. Olá, eu chamo-me Skherlls, e sou uma grande gaivota, sou a guardiã do farol da Barra.

- Yo me llamo Shoon.

- Queres vir dar comigo uma volta ao farol? - perguntou Skherlls a Shoon.

- Si, mas, donde es el farol?

- Ele é daqui a um quilómetro, na barra. Podemos ir a voar. Queres ir a voar até ao cimo do farol?

- Si yo quiero ir a el cimo del farol, sobrevolando el ciélo azul y sobre las nubes…

E foram falando sobre o farol até lá chegarem. Quando chegaram ao farol, ele parecia todo enferrujado. Então, viram uma coisa esquisita a saltitar na ria. E sendo curiosos decidiram ir dar uma espreitadela a ‘essa coisa’ esquisita …

- Que es esto? – perguntou o pobre caranguejo..

- Não sei, mas, seja o que for, é muito irrequieto, não pára quieto!

Observaram, observaram e observaram até que… Skherlls disse:

- Humm… Parece que é uma sardinha …

E era pois, era mesmo o que ela tinha dito.

- Eu chamo-me Flaapi - disse a sardinha.

Ficaram todos amigos e viveram felizes para sempre…

Ana Maria

No comments: