Monday, February 16, 2009

Leitura Acompanhada

Durante a semana passada, lemos um livro chamado Vem aí o Zé das Moscas e outras Histórias. Na contracapa aparece o Zé das Moscas e um texto com elogios ao autor. Também diz que algumas histórias são em prosa e outras em verso, "umas mais ingénuas, outras mais maliciosas". As ilustrações são muito engraçadas. Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e pertence à Biblioteca do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré.
A primeira história que lemos chamava-se Vem aí o Zé das Moscas. Lemos um de cada vez um pouco da história e a professora também leu um bocadinho. Depois de a lermos construímos um poema, baseado no texto em prosa.
A segunda história chamava-se A Nau Catrineta que tem muito que contar e tinha muitas estrofes. Falámos dos Descobrimentos e de como era difícil navegar no mar.Também usámos versos do poema para trabalhar o grau superlativo relativo de inferioridade.
A terceira história chamava-se Dom Pimpão Saramacotão e o seu Criado Pimpim. Interpretámos a história e dissemos o que pensávamos sobre ela, num pequeno texto escrito.
A quarta história chamava-se Maria Rosa e os Sete Veados Barbudos. Recolhemos os adjectivos mais interessantes e invulgares do texto e construímos frases com eles.
A última história chamava-se Toca que toca dança que dança. No fim de a lermos fizemos um texto (este texto) em que contámos todo o trabalho que tínhamos feito depois da leitura das várias histórias.
Rita, Dulce, Inês e João Pedro
Eu gostei muito deste livro e acho que qualquer criança o pode ler para mais aprender.
Rita

1 comment:

Anonymous said...

Que texto tão bonito meninos!!!
Parabéns.