Thursday, April 3, 2008

Dia Mundial do Livro Infantil - 2 de Abril


No dia três de Abril, quinta-feira, veio à escola da Chave um escritor chamado João Alberto Roque. O senhor contou-nos uma história que se chama: Pirilampo e os deveres da escola. No meio da história, os meninos fizeram perguntas sobre as palavras que não entendiam. A história foi um bocado grande. Ela foi feita a pensar no filho do escritor, que se chama David. O senhor João Alberto Roque tem quatro filhos.
Ele concorreu a um concurso literário e ganhou o primeiro prémio. A ilustradora chama-se Helena Zália. Nós gostámos muito do livro, ele é muito interessante. Eu já tenho o livro que o escritor nos leu.
No final da história fizemos perguntas que eram: Qual é a sensação de escrever um livro? Como se faz um livro? Também perguntámos se o senhor fazia o texto no computador ou escrevia numa folha e depois passava para o computador.

Rita

O meu livro preferido

Hoje o senhor João Alberto Roque veio à escola ler-nos o livro dele. Leu-nos o seu livro todo. Quando acabou de o ler nós fizemos-lhe perguntas. Eu perguntei-lhe qual é a sensação de fazer um livro. Ele disse que a sensação de fazer um livro é boa, quando as crianças gostam da história e os adultos acham que está bem escrito. Eu disse-lhe que o livro dele é o meu preferido. Os filhos dele são quatro e chamam-se: Cecília, David, Marta e Rogério. O livro dele foi baseado nos filhos dele. Ele entrou no concurso de literatura infantil da Trofa. A ilustradora que ganhou o primeiro prémio foi Helena Zália que, no ciclo, é professora de Educação Visual. A minha mãe disse-me que o senhor João Alberto Roque foi professor dela. Eu adorei ouvir a história.

Joana

No comments: